terça-feira, 3 de setembro de 2013

Guia de Tê para Ivan


Guia de Tê ao escrever esse belíssimo texto pra Ivan,cutucou nossas saudades,trouxe a tona uma época em que dançavamos ao som de Renato e ouvíamos Roberto Carlos .Como é doloroso dar adeus a um amigo que faz parte da nossa história de vida e parte precocemente!

Amigo Ivan resolvi ligar o som e ouvir Renato e seus Blues Caps. Poderia ser o nosso Rei Roberto, ou tantos outros ídolos e artistas, da saudosa jovem guarda naquele nosso pequeno grande mundo juventude e vida tão intensa. Não se esse nosso primeiro contato à distância seria o mais apropriado para o momento, mas a noticia de sua passagem me pegou de surpresa, e de repente a emoção mais imediata foi a da minha pré- adolescência apaixonada diante do seu primeiro sonho de amor – você. Como me deleitava com a ilusão de que ao ouvir ‘menina linda’, essa menina poderia ser eu, até compreender a minha natural fantasia e entender que teria esse marco de beleza na minha história e que você seria meu eterno amor fraterno. Crescemos juntos e nossa amizade de vizinhos e primos foi de irmãos. Estou de luto amigo, porque perdi o tempo que previa para nosso reencontro em Nova Palmeira como antigamente, e, certamente iríamos falar da experiência de pais e avos e tantas outras coisas nossas que só verdadeiros amigos falam. Estou acometida de uma urgência de expressão verbal, como se as palavras o fizessem parar para ouvir, olhar para trás e dar um tempo nesta viagem e assim, todos nós de Nova Palmeira que amamos você teríamos tempo de atualizar nossas histórias de vida e aprendizagens. Lembra amigo, das nossas férias? Você vinha de Campina Grande com seus irmãos e amigos, dos “assustados” na grande sala da sua casa, do amplificador a tocar e na moda daquela época passeávamos na calçada a flertar encantadas. Mas eu já falei tanto Ivan e de repente, entendo que você ainda está indo e que vai levando em sua bagagem de experiências vividas e aprendizagens, todo calor e sabor daquele nosso tempo de amizade verdadeira e convívio jovial, na nossa velha e amada Nova Palmeira. Segue em paz amigo, leva consigo nossa amizade, leva o alto astral de Ceiça, o canto das irmãs Marizinha, Guia e Maluza, e tantas outras jovens que povoavam e enriqueciam esse convívio de sonho e melodia. Leva a alegria dos banhos de chuva quando ainda crianças, ficávamos feito bonecos parados de cara pra cima e boca aberta a sorver as gotículas d’água a escorrer no nosso rosto. Essas recordações “são uma brasa, mora”. Sorria amigo, porque seu sorriso aberto e de alma será a imagem mais nítida que o materializará na nossa memória. Amanhã vou olhar o céu e vou procurar uma nova estrela palmeirense entre tantas estrelas amadas de cada um de nós, estrelas inesquecíveis que tanto iluminaram enquanto relíquias de amor em nossas vidas. Abrace a todos e leve noticias de nós. Ah, vou agora dedicar-lhe Canção da América. Adeus... Até... quando..
Guia de Tê.

Nenhum comentário: